Wednesday, August 5, 2009

Sobre fishing, tenham muito cuidado mesmo

Caríssimos amigos,

Já escrevi isto num dos meus blogs, vide os postais:

http://horabsurda.com/?p=3047

http://horabsurda.com/?p=3052

Acrescento ainda o seguinte conselho. Se navegam como eu com o Windows XP, façam o seguinte teste:

Cliquem em Ctrl+Alt+Del e abre-se uma janela como de que vos envio uma imagem. Procurem um processo chamado SMS.exe, escrito mesmo assim, com maiúsculas no nome e minúsculas na extensão. A primeira coisa a fazer é, se ele estiver lá, mandar terminar o processo. Depois vejam o que digo nos postais acerca de como eliminá-lo do computador. Se alguém souber como fazê-lo de forma mais cómoda, que diga.

Mas esse «bicho» não é detectado pelos antivírus nem por antispywares. Passei o Avast, o Avira, o AVG e o SuperAntiSpyware e nenhum o localizou. E ninguém nos garante que esse ficheiro não ande por aí com outros nomes insuspeitos.

Como é que descobri este «bicho»? Eu estava logado num dos meus blogs e de repente volta a aparecer a máscara de login. Estranho, mas pode acontecer que o cookie tenha perdido a validade ou esteja corrompido e tudo bem, voltei a logar-me introduzindo user e password. Daí a pouco a mesma coisa, sempre que mudo de página, aparece a máscara que vendo-a em pormenor mais não é que uma imagem que se sobrepõe à página onde estamos, isto é, um «print screen» da página de login.

Portanto, se estiverem logados e vos for pedido de novo user e password é de desconfiar logo.

Abreijos!

--
Henrique Sousa

No comments: